mariafernandabarca.com.br

Desvendando a Diabetes para uma Vida Saudável

Do Diagnóstico à Gestão: Aspectos Chave da Diabetes Explicados

A diabetes é uma condição crônica que se manifesta quando o corpo não consegue converter os nutrientes fornecidos pelos alimentos (derivados de carboidratos, proteínas e gorduras) na energia usada para garantir seu funcionamento normal. Esse “combustível” assume a forma de glicose, que é consumida pelo metabolismo para manter as funções vitais ou fica armazenada nos músculos, no fígado e como gordura.    

SINAIS E SINTOMAS 

Um dos sinais que identificam a diabetes é o aumento da glicemia no sangue. Pode haver tontura, muita sede, cansaço, a pessoa urina excessivamente

PRINCIPAIS CAUSAS 

Na origem da diabetes estão as alterações na quantidade ou na eficiência da insulina, um hormônio fabricado pelo pâncreas envolvido na transformação dos alimentos em energia. Há formas diferentes principais de diabetes:

TIPO 1 – Neste caso, o organismo não consegue produzir insulina e há necessidade de medicamentos para cumprir seu papel. A pessoa nasce com a doença e pode apresentá-la ainda na infância ou adolescência.

TIPO 2 – Seu aparecimento está relacionado ao estilo de vida, em geral ocorre uma associação da produção parcial de insulina e uma resposta diminuída do corpo ao hormônio, o que é denominado de resistência à insulina. Os fatores de risco para o surgimento da Diabetes tipo 2 são a obesidade, familiar próximo com diabetes (pai, mãe, irmãos e filhos), sedentarismo, ovários policísticos, grandemente acompanhada com hipertensão arterial, colesterol ou triglicérides alteradas, histórico de doença vascular e outros.

DIABETES GESTACIONALOcorre durante a gestação e deverá ser tratada com dieta, e se necessário, medicamentos como metformina e insulina.  

FIQUE ALERTA PARA O ESTADO PRÉ-DIABÉTICO 

A manifestação da diabetes tipo 2 é precedida por um estado conhecido por pré-diabetes. Ele se caracteriza por uma elevação da glicemia no sangue e pode ser detectado por exames de sangue. A taxa glicêmica em jejum apresenta-se entre 100 e 125 mg/dl e/ou a hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4%. A recomendação para sair do estado de pré-diabetes é seguir uma alimentação saudável e praticar regularmente alguma atividade física. O uso de  medicamentos como a metformina pode ser considerada e os Agonistas GLP1 (Liraglutida, Semaglutida, Dulaglutida) e o novo agonista GLP1 e GIP (Tirzepatida) podem ajudar a reversão do estado pré-diabético.

TRATAMENTO 

O controle da diabetes pode ser feito de várias maneiras: por meio de ajustes na alimentação e no estilo de vida e com medicamentos. O médico e o paciente devem manter uma relação próxima para encontrar a melhor estratégia para cada caso.  Mas vale dizer: em todos os casos, é fundamental conhecer mais sobre a doença. 

Atualmente novos medicamentos que protegem o coração e rim (Inibidores SGLT2 e SGLT1), assim como os agonistas GLP1 (Liraglutida, Dulaglutida e Semaglutida) e o novo agonista GLP1 e GIP (Tirzepatida) vêm com promessa até de reversão da diabetes, com total equilíbrio metabólico.